O que e como falar de LEANDRO ZENDER?... tarefa nada, mais nada fácil mesmo.... acido, cortante critico, amigo, sensivel, nada comedido, nada imparcial, expressivo, culto, vivaz, intrinseco, mutável, algo mais e algo menos do que estamos acostumados. Abaixo segue um texto que como disse acima, desperta a atenção por filtrar fatos pelo olhar curioso do humor negro de uma situação que como ele mesmo categoriza nas entrelinhas, devéras cinica e prejudicial ao bom senso coletivo.
MODERNA CAPITALIZAÇÃO
Enriquecer. Ou, ao menos ter um bom e confortável fim de carreira. Não conheço ninguém que não queira. Bom, há os franciscanos. E os filhos de ghandi. Mas não me lembro de ter conhecico algum. Quase todo mundo já percebeu que a cada dia, mais se distancia o sucesso financeiro do honesto labor. E é menor ainda o numero dos que fiam-se na previdência públlica, mesmo que ainda contribuam. Por acaso, vi num desses telejornais para insones, como eu, o que creio ser um novo modelo de capitalização: as ações judiciais por danos físicos e morais. Nos EUA, a tabagista philip morris viu-se intimada a pagar dois milhões de dólares a uma vitima da publicidade, e essa não foi a primeira vez. No Brasil foi a Brahma, que vai ter que bancar uma pensão de, se não me engano, R$ 48 mil, a uma criatura que por não saber do risco de se tornar um alcoólatra (?!?) ingeriu durante vinte anos de oito a doze litros da dita cuja. Ah, ele fazia isso só para atestar a qualidade da marca. Vai ver só isso; vinculo empregatício.
Tenho enorme preguiça em fazer contas, mas começo a pensar em gastar o dinheiro do INSS e do meu título de capitalização nos bares e tabacarias do bairro. Talvez eu consiga um bom rendimento ao fim de dez ano. E também uma enfisema ou cirrose. Mas, ora, eu não tinha o conhecimento desses males, ninguém me avisou, fui influenciado pela tv. E no fim da história não precisarei gastar o meu dinheirinho, ganhocom muitos porres e tosses. O SUS está aí pra nos salvar !
Fumante e ébrios, rejubilai-vos! Quem vos disse que não tendes futuro?
Leandro zender