terça-feira, maio 30, 2006

CECÍLIA MEIRELES

MULHER AO ESPELHO

Hoje que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta.

Já fui loura, já fui morena,
já fui Margarida e Beatriz.
Já fui Maria e Madalena.
Só não pude ser como quis.

Que mal faz, esta cor fingida
do meu cabelo, e do meu rosto,
se tudo é tinta: o mundo, a vida,
o contentamento, o desgosto?

Por fora, serei como queira
a moda, que me vai matando.
Que me levem pele e caveira
ao nada, não me importa quando.

Mas quem viu, tão dilacerados,
olhos, braços e sonhos seus
e morreu pelos seus pecados,
falará com Deus.

Falará, coberta de luzes,
do alto penteado ao rubro artelho.

Porque uns expiram sobre cruzes,
outros, buscando-se no espelho.


Cecília Meireles
Clik aqui para conhecer mais obras desta poeta.

sábado, maio 27, 2006

José Lino Grunewald


F O R M A

R E F O R M A

D I S F O R M A

T R A N S F O R M A

C O N F O R M A

I N F O R M A

F O R M A


quinta-feira, maio 25, 2006

JOÃO XXIII


“A Justiça se defende com a razão, e não com armas. Não se perde nada com a paz, e pode-se perder tudo com a guerra.”

João XXIII

para saber mais sobre a biografia de João XXIII clique aki.

segunda-feira, maio 22, 2006

HELIO ANDRADE - II

È difícil comentar poesias pois sabemos que as mesmas podem ser prismas que vão refletir cores diversificas dependendo do ângulo que se olhe e do ângulo onde a luz pode passar, são deveras pessoais, apenas leiam e se encontrem neste labirinto.



AS MARCAS QUE LEMBRO

Ruídos e estática
Temperam os ingratos,
Sonhos marcados por horas erradas,
Soluços “in perpetuum” (celebrare)
Passos esquecidos
Calor e amores enrustidos,
Filhote de mim,
Fractais a esmo,
Um perdido Jasmim no “Escuro-Rembrandt”,
Pois só assim seria
O único tom que reluzia,
O desejo do meu medo
Que atravessa noite e dia.


Helio Andrade

quinta-feira, maio 18, 2006

KARINA – EDUCAÇÃO


EDUCAÇÃO

Os brasileiros começaram a descobrir que educação é importante. Querem detalhes sobre o tipo de aula, material, o que os professores dizem para os filhos dentro da escola.

Alunos normais aprendem sob qualquer linha metodológica. Não existe sistema de educação capaz de superar as deficiências da família.

É preciso observar exatamente como a escola está ensinando.

“Ai de nós educadores se deixarmos de sonhar sonhos impossíveis...”

Karina

segunda-feira, maio 15, 2006

MARCELO HENRIQUE – AMIGOS VIRTUAIS EM TEMPO REAL

Marcelo Henrique ? quem é ? putz... simplesmente que ele é o irmão que eu não tive. Foi um dos idealizados do fanzine e nos brinda com um texto acido e reflexivo.







AMIGOS VIRTUAIS EM TEMPO REAL
Ou: como fazer amigos e influenciar cachorros


A cada dia me convenço de que quanto mais eu tento entender a presente era, mais confuso fico. Principalmente quando se fala em tecnologia, ou para ser mais preciso, quando o assunto é INTERNET.

Todo mundo já ouviu falar nela, mas pouquissimos sabem realmente para que serve um monte de computadores interligados, ocupando os telefones, congestionando ainda mais os sistemas das empresas de telecomunicações. Afinal, o que é INTERNET ? Alguém poderia me explicar ? Um provedor de acesso à grande rede bem que tentou. Bolaram um comercial bonito, com um bebê e um casal simpático. O resultado? Bem, aqui vai o resumo da explicação: “INTERNET é o meio mais moderno para enviar e receber mensagens de pessoas e empresas de qualquer lugar do mundo.” Entendeu? Eu também não!

A INTERNET popularizou um novo tipo de relacionamento, o virtual. Ser virtualestá na moda, sabia ? sua namorada é virtual, seu dinheiro e virtual, seu amigo é também virtual. Se quiser um amigo de verdade, só seguindo os conselhos de uma famosa “emergente” (outra palavra da moda, mas dessa vez a culpa não é da INTERNET) expplicando porque amava tanto seu cachorrinho – aquele mesmo da festa de arromba – dizendo que o seu caso de amor pelo bichinho é sincero, “afinal, ele nem imaginaquem eu sou, não há interesse no relacionamento”, completa ela. Muy amigo, hein? A ausênca de características inerentes ao ser humanoé sinônimo de amizade sincera!

Mas nem só de amizades peludas ou coisas virtuais vive a INTERNET. Nela o tempo pode ser real. A cada semana surge uma geração de celulares, câmeras e apetrechos para vídeo-conferência, reuniões on-line fantásticas! Você pode “estar lá” sem sair de casa! Só que até agora ninguém conseguiu explicar porque a maior feira de INTERNET do mundo, a internet world recebeu a visita de jornalistas do mundo inteiro, deslocando-se de seus paises de origem para ver de perto as engenhocas! Não dava pra mostrar on-line?

Marcelo Henrique

quinta-feira, maio 11, 2006

AMADEUS - MILOS FORMAN

Este filme é muito interessante, além de mostrar a rica e maravilhosa vida deste gênio da música classica, nos mostra a tênue linha que separa a genialidade poética e intuitiva do virtuosismo mecanico e sem alma representado por Amadeus e salieri. Me mostrou que devo ser sincero com minhas maneiras de me expressar.

quarta-feira, maio 10, 2006

ADRIANA CALCANHOTTO

Abaixo a letra de uma belissima música interpretada por ela e composta por Pericles Cavalcante. uma música que me emocionou muito, faz parte do CD A FÁBRICA DO POEMA.

ACONTECEU

Aconteceu quando a gente não esperava
Aconteceu sem um sino pra tocar
Aconteceu diferente das histórias
Que os romances e a memória
Têm costume de contar
Aconteceu sem que o chão tivesse estrelas
Aconteceu sem um raio de luar
O nosso amor foi chegando de mansinho
Se espalhou devagarinho
Foi ficando até ficar
Aconteceu sem que o mundo agradecesse
Sem que rosas florescessem
Sem um canto de louvor
Aconteceu sem que houvesse nenhum drama
Só o tempo fez a cama
Como em todo grande amor



CLIQUE AKI PARA CONHECER TODA A DISCOGRÁFIA



terça-feira, maio 09, 2006

HELIO ANDRADE - DESDE CEDO FAZENDO DAS SUAS...

DESDE CEDO FAZENDO DAS SUAS...

Em 1930, com a intenção claramente protecionista, os ESTADOS UNIDOS DA AMERICA criam uma tarifa para proteger o produto americano da grande recessão, elevando de 33% para 40% a taxa dos produtos importados, mas o desfecho não foi exatametne o esperado. A tarifa smooth-hawley causou uma queda no comercio internacional americano de US$ 2,9 bilhões ao mês para menos de US$ 1 bilhão, fazendo com que a recessão e o desemprego se espalhassem como um câncer por todo o planeta, com exceção da UNIÃO SOVIETICA. Como vêem, há mais de meio século ELES cuidam do bem-estar mundial com muito zelo e atenção ao próximo.

HELIO ANDRADE

quarta-feira, maio 03, 2006

DANIELA RESENDE - 500 ANOS

A nossa querida Daniela resende, escreveu um texto bastante contudente sobre (na época em que foi escrito e publicado, lembrem-se que foi em 2000) nosso ditos 500 do descobrimento (?) do Brasil. Pena que até o momento não consegui entrar em contato com ela, mas sei que ela irá adorar saber... Dani um grande abraço...

QUINHENTOS ANOS:

Um curto instante de um longo amanhecer

A sociedade brasileira busca incessantemente a libertação do medo e da ignorância vivenciada ao longo de nosso processo histórico.

Desde o nosso inicio a 500 anos, a história do brasil pode ser considerada a crônica dessa busca heróica e ao mesmo tempo utópica.

Próximo à comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil, devemos questionar se o Brasil foi descoberto ou roubado.

Ao chegar pela primeira vez às terras brasileiras, os portugueses encontraram um povo que já vivia muitos séculos antes de sua chegada, que possuía a sua própria religião, cultura e língua.

Mas o conquistador impôs ao povo indígena costumes que modificaram o seu modo de vida e o seu individualismo.

Assim começou o encontro entre dois continentes. Para os europeus, a experiência parecia um sonho e para os dominados um pesadelo.

O que significa o Brasil de hoje? Um povo que luta pela reforma agrária, no qual vem gerando vários conflitos sociais; a luta por uma moradia adequada e um emprego que lhe dê condições de sobrevivência.

Hoje a necessidade de nos reestaqbelecemos como nação é inevitável. Temos a obrigação de analisar o processo histórico de nossa sociedade e recuperar a nossa identidade política, ideológica, cultural e social para que possamos construir uma história de acordo com os sonhos criados por todos nós.

Devemos realizar nossas utopias para nos tornamos ativos no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Daniela Resende

caso queira conhecer outros mapas antigos clique aqui