A nossa querida Daniela resende, escreveu um texto bastante contudente sobre (na época em que foi escrito e publicado, lembrem-se que foi em 2000) nosso ditos 500 do descobrimento (?) do Brasil. Pena que até o momento não consegui entrar em contato com ela, mas sei que ela irá adorar saber... Dani um grande abraço...
QUINHENTOS ANOS:
Um curto instante de um longo amanhecer
A sociedade brasileira busca incessantemente a libertação do medo e da ignorância vivenciada ao longo de nosso processo histórico.
Desde o nosso inicio a 500 anos, a história do brasil pode ser considerada a crônica dessa busca heróica e ao mesmo tempo utópica.
Próximo à comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil, devemos questionar se o Brasil foi descoberto ou roubado.
Ao chegar pela primeira vez às terras brasileiras, os portugueses encontraram um povo que já vivia muitos séculos antes de sua chegada, que possuía a sua própria religião, cultura e língua.
Mas o conquistador impôs ao povo indígena costumes que modificaram o seu modo de vida e o seu individualismo.
Assim começou o encontro entre dois continentes. Para os europeus, a experiência parecia um sonho e para os dominados um pesadelo.
O que significa o Brasil de hoje? Um povo que luta pela reforma agrária, no qual vem gerando vários conflitos sociais; a luta por uma moradia adequada e um emprego que lhe dê condições de sobrevivência.
Hoje a necessidade de nos reestaqbelecemos como nação é inevitável. Temos a obrigação de analisar o processo histórico de nossa sociedade e recuperar a nossa identidade política, ideológica, cultural e social para que possamos construir uma história de acordo com os sonhos criados por todos nós.
Devemos realizar nossas utopias para nos tornamos ativos no desenvolvimento da sociedade brasileira.
Daniela Resende
caso queira conhecer outros mapas antigos clique aqui